Filtros de óleo

Filtragem de óleo: 4 fatores importantes

A contaminação é o principal assassino de máquinas e lubrificantes. Para ajudar a combater isso, sistemas de filtragem de óleo são usados ​​com frequência. Ao estabelecer um programa de filtragem, vários fatores devem ser considerados, como o tipo de dispositivo de filtragem, o tipo de contaminante que está sendo filtrado (água ou partículas), a viscosidade do lubrificante e o tipo e localização da máquina.

Um tanque de armazenamento a granel e máquinas maiores e mais críticas podem usar tubulação dedicada em seus sistemas de filtragem, enquanto unidades menores e menos críticas podem empregar filtragem portátil. Esses sistemas portáteis podem ser facilmente transferidos de uma máquina para outra. No entanto, para evitar contaminação cruzada, é melhor ter um sistema de filtro dedicado para cada viscosidade do lubrificante. 

Os dois tipos mais comuns de filtros de partículas são mídia de superfície e mídia de profundidade. Os filtros de superfície geralmente são encontrados no lado da sucção de um sistema hidráulico, enquanto os filtros de mídia de profundidade geralmente são instalados em um sistema em linha. Esses tipos de filtros permitem que um lubrificante flua, mas retêm quaisquer partículas que possam tentar passar por eles.

Filtragem de óleo: Tolerâncias do equipamento

Ao selecionar um filtro, a classificação em mícrons apropriada deve ser considerada junto com as tolerâncias do equipamento. Por exemplo, um sistema hidráulico deve ter um filtro que captura partículas menores do que um filtro que você pode usar em uma caixa de engrenagens. Manter isso em mente ajudará a garantir que você capture os tamanhos de partícula que representam danos potenciais às suas máquinas.   

Ao filtrar água em uma máquina, a quantidade de umidade no sistema deve determinar o tipo de dispositivo de filtragem a ser empregado. Se houver uma pequena quantidade de água, um filtro tipo spin-on ou drop-in pode ser utilizado. Esses filtros absorvem água, mas são semelhantes a uma fralda na medida em que podem conter apenas uma quantidade limitada. Um sistema mais complexo, como um desidratador a vácuo, pode ser a melhor opção para remover grandes quantidades de água de um lubrificante. Essas unidades usam calor e sucção para eliminar a umidade. 

Outro aspecto a ser considerado é a viscosidade do lubrificante. Se a viscosidade for baixa, como uma máquina com tolerâncias restritas, uma classificação de mícron baixa deve ser selecionada. Conforme as tolerâncias se tornam maiores, o mesmo ocorre com as viscosidades do lubrificante, e um filtro com uma classificação de mícron maior deve ser usado na aplicação.

Ter um filtro com o tamanho correto em mícron é extremamente importante em um sistema de circulação. Se o tamanho do mícron for muito pequeno, isso pode causar uma restrição no fluxo de lubrificante.

A temperatura também é crítica ao discutir a viscosidade. Em temperaturas frias, um lubrificante pode ter mais problemas para passar por um filtro do que se as temperaturas fossem mais altas.

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